A Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete emitiu na manhã desta quarta-feira (19) nota de esclarecimento sobre a suspenção dos trabalhos realizados sobre o livro “O Menino Marrom”, do escritor Ziraldo.
O assunto tornou-se polêmico, com manifestações de pais de alunos, professores e comunidade escolar. De um lado alguns entendem o conteúdo ser impróprio para crianças, do outro há entendimento de censura.
Clique aqui para ler a reportagem do Fato Real e entenda o caso.
Confira abaixo a nota da SEMED na íntegra:
GOVERNO DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE – MG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete esclarece que diante das diversas manifestações da comunidade escolar e, divergência de opiniões, procedeu a solicitação de suspensão dos trabalhos realizados sobre o livro
“O MENINO MARROM”, do autor Ziraldo, a fim de melhor reanálise pedagógica.
A Secretaria, em sua função de gestão e articulação entre escola e comunidade compreende ser necessário momento de reflexão e análise da obra junto aos responsáveis para que não sejam estabelecidos pensamentos precipitados e depreciativos em relação às temáticas abordadas.
A Secretaria manifesta a qualidade das obras literárias contempladas em acervo bilbiográfico de dimensão nacional, salienta que todo o planejamento pedagógico perpassa pelos documentos norteadores que regem a educação nacional e se baseia no desenvolvimento integral dos estudantes, prezando pela autonomia; entretanto, cabendo ao momento melhor análise e reflexão sobre o uso institucional da obra em questão.
Conselheiro Lafaiete, 19 de junho de 2024
Secretaria Municipal de Educação
Conselheiro Lafaiete/MG