O coreto da Praça Tiradentes, na região central de Conselheiro Lafaiete, foi novamente cercado. Fato semelhante já havia ocorrido em junho de 2020. O cercamento levanta questões sobre a necessidade de políticas mais inclusivas e eficientes para atender a população em situação de rua.
Alguns interpretam o cercamento como uma medida para impedir que pessoas em situação de rua continuem ocupando o coreto com seus pertences pessoais, como vasilhas e colchões, onde também fazem uso de bebidas alcoólicas Para esses críticos, a intervenção expõe um grave problema social que a cidade enfrenta: a falta de abrigos adequados e políticas públicas acessíveis e eficazes para essa população vulnerável. Grupos de pessoas vivendo em situação de rua são vistos em pontos diversos, além do coreto, como próximo a rodoviária e a Praça São Sebastião.
Informações iniciais recebidas pelo Fato Real indicam que o coreto será submetido à manutenção, limpeza e desratização. No entanto, ainda não foi divulgado o tempo de duração dessas intervenções.
Centro Pop
Em Conselheiro Lafaiete, pessoas em situação de rua podem buscar assistência no Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua). O local oferece apoio para necessidades básicas, como banho e lanche, além de orientações sobre a emissão de documentos, guarda de pertences e serviços de migração, entre outros.
O município possui equipe de abordagem social. Porém, em alguns casos ainda há resistência e alguns preferem continuar na situação em que se encontram. Além disso, o centro procura reconciliar o morador de rua e sua história restabelecendo os vínculos familiares quando há parentes residindo na cidade.