A MG -129 é uma estrada importante que liga Lafaiete a Ouro Branco e Ouro Branco a cidades como Ouro Preto. Apesar desta relevância, a estrada vive em condições precárias. E no período chuvoso, a situação se agrava muito.
A responsabilidade pela manutenção da via é compartilhada. O que piora ainda mais a situação. “Tem um trecho que liga Ouro Branco a Ouro Preto que é supervisionado pela Diretoria Regional de Ponte Nova do DER-MG. E outro trecho que liga Ouro Branco a Lafaiete, sob a orientação da Diretoria Regional de Barbacena. E isso é muito complicado”, disse o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, em entrevista ao Fato Real.

Mesmo com a situação atípica, o trabalho de recuperação de uma erosão próximo ao acesso a Itatiaia está sendo feito. “A diretoria de Ponte Nova já tinha uma licitação em aberto de manutenção e assim foi mais fácil do que conseguir via Barbacena”, explicou.
Hélio Campos afirma que hoje o grande gargalo é a 443, com o desvio na entrada da cidade . Já foi feita a licitação e assim que passar esse período chuvoso deverá ser dada a ordem de serviço para recuperar o trecho de Ouro Branco até a MG-030.
Rodovia do Minério
Prefeitos de várias cidades seguem em busca da implantação definitiva da “Rodovia do Minério”, via que muitas autoridades acreditam trazer mais segurança para quem transita na BR-040. “É o caminho que enxergamos para nossa região. Estamos aguardando o fim do recesso do Ministério Público e Judiciário”.
No dia 29/11, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) apresentou a o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor-MPMG) o projeto para a construção da “Rodovia do Minério” buscando solucionar os altos índices de acidentes e mortes nas BRs 040 e 356. No encontro ficou acordado que o Compor dará início às mediações entre as prefeituras, mineradoras e órgãos dos governos estadual e federal para viabilizar a execução do projeto.
O Governo de Minas informou que recebeu um pedido para contribuir na discussão no dia 1º de dezembro do ano passado. E que ainda não foi realizada reunião das partes interessadas, que envolvem, além do Governo de Minas, órgãos federais, a concessionária Via 040 e empresas mineradoras.
