Estão programadas para este sábado, 29/05 mobilizações em várias partes do país pedindo o impeachment de Jair Bolsonaro. Em Conselheiro Lafaiete haverá adesão.
Partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos e coletivos (mulheres, jovens e negros), decidiram em reunião remota a realização do ato “Lafaiete Unida pelo Fora Bolsonaro”. Há previsão de que atos semelhantes ocorram em outras cidades próximas como Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Itabirito.
O ato em Lafaiete será às 9h, na praça Barão de Queluz. Os organizadores alertam para que os participantes sigam atentamente às medidas de distanciamento social, uso obrigatório de máscara (preferencialmente N95 ou pff2) e higienização com álcool.
“Será um ato cívico e civilizatório, onde todos devem se preocupar com sua segurança e a do próximo. Se tivéssemos um governo decente, competente, humano e responsável, ninguém precisaria ir às ruas protestar. (…) Não será festa, mas um ato de protesto, com consciência e responsabilidade. Estaremos nas ruas pelo “Fora Bolsonaro”, por vacina no braço, por comida no prato, por auxílio-emergencial e contra toda a destruição que este governo tem promovido”, diz publicação no site oficial do PT Lafaiete.
Participarão do ato PT, PSOl, PDT, Movimento 65 (PC do B), Rede Sustentabilidade, Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), Resistência Feminina, Sinasefe, Movimento Fé e Política, Movimento Acredito, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Desperta Cidadão e coletivo Engenheiros em Luta.
Repúdio
A realização do ato tem recebido críticas. Em contato com o Fato Real, o coordenador do “Direita Minas Lafaiete”, Edeilson Oliveira repudiou a ação. “Repudiamos o ato, justamente por estarmos vivendo no pior momento da pandemia. Queremos deixar claro que o “Direita Minas” decidiu por meio de seus coordenadores não se manifestar, justamente pra preservar vidas”, afirmou, ao esclarecer que em maio não houve a participação do movimento em ações que ocorreram.
No dia 1º de maio, quando ocorreu manifestação Pró-Bolsonaro em várias cidades brasileiras também houve adesão em Conselheiro Lafaiete. Centenas de pessoas participaram de uma carreata que percorreu vários bairros da cidade. Houve uma concentração na área militar da cidade e em frente à sede do Tiro de Guerra, no bairro Santa Matilde, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro. Intitulada “Carreata Solidária pelo Brasil”, o movimento além das pautas como defesa do voto eletrônico com impressão para auditagem e respeito à Constituição pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, teve caráter solidário ao arrecadar alimentos que foram doados.

