Durante entrevista ao programa Manhã Regional, da Rádio Íris (107,3), o gari Júlio Iglesias dos Santos, conhecido como DJ Júlio, relatou à jornalista Gina Costa os riscos enfrentados diariamente pelos profissionais responsáveis pela coleta de lixo em Conselheiro Lafaiete. Entre os principais perigos estão o trânsito e os ferimentos provocados por materiais descartados de maneira inadequada pela população, além do risco de contaminação.
Júlio e o colega Maxwel da Silva relataram casos de trabalhadores feridos durante o serviço e chamaram a atenção para o aumento do descarte de embalagens de canetas emagrecedoras junto ao lixo comum. O próprio Júlio já sofreu um acidente ao recolher uma sacola que continha uma seringa descartada irregularmente. A agulha perfurou sua mão, obrigando-o a procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Lafaiete.

Descarte correto
O descarte correto de seringas, agulhas e vidros exige cuidados específicos para evitar acidentes com os coletores de lixo e contaminação por agentes biológicos. Uma boa opção é cortar uma caixa de embalagem de leite, colocar o vidro e passar uma fita fechando. Outra alternativa é usar garrafa pet para acondicionar este material cortante, segundo orientação dos próprios garis. Escrever nas embalagens a indicação de que é vidro também ajuda a evitar acidentes.
A colaboração da população é fundamental para proteger os trabalhadores da limpeza urbana, que diariamente prestam um serviço essencial à cidade. Descartar corretamente é uma atitude de responsabilidade e respeito à vida.
