Moradores da zona rural de Conselheiro Lafaiete terão acesso, nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), a um mutirão gratuito de castração de cães e gatos. O atendimento será realizado na Escola Municipal Arnaldo Rodrigues Pereira, na comunidade de Almeidas, e terá como público prioritário moradores e protetores independentes de Almeidas, Pedra Branca, Sismaria e localidades próximas.
A ação é promovida pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete em parceria com o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres). A estrutura para os procedimentos cirúrgicos e o atendimento pós-operatório imediato será montada na escola, na rodovia BR-482. As vagas são limitadas e o atendimento depende de agendamento prévio.
Agendamento define atendimento dos animais
O cadastro antecipado permite às equipes realizar a triagem dos animais, considerando critérios como idade e peso. Os interessados devem procurar a coordenação pelo WhatsApp (31) 99255-7814. As orientações sobre jejum de água e alimento serão repassadas durante o agendamento.
No dia do procedimento, os cães devem ser levados com coleira e guia. Para os gatos, a recomendação é utilizar caixas de transporte seguras. A castração integra as ações de controle populacional e pode contribuir para prevenir doenças, como tumores de mama e infecções uterinas, além de reduzir a reprodução descontrolada e situações associadas ao abandono de animais.
