O desfile cívico de 7 de Setembro de Conselheiro Lafaiete, cancelado por causa da chuva e das condições de segurança na avenida, será realizado no próximo domingo, (13), na avenida Telésforo Cândido de Resende. A mudança frustrou estudantes, professores, familiares, instituições e grupos que haviam se preparado para a programação, mas a Prefeitura justificou a decisão pela necessidade de evitar riscos diante da previsão de temporais e do piso molhado e escorregadio.
A suspensão também afetou uma preparação que envolveu uniformes, deslocamentos e outros gastos das famílias. Entre os comerciantes credenciados para trabalhar no evento, houve relatos de prejuízos provocados pela compra antecipada de mercadorias em quantidade maior, considerando o movimento previsto para o desfile. Alguns barraqueiros chegaram a oferecer os produtos pelas redes sociais após o cancelamento e conseguiram vender parte dos estoques com apoio da população.
Programação será mantida
Segundo a Prefeitura, não houve cobrança de taxa dos barraqueiros. O procedimento realizado foi apenas o credenciamento para organizar a distribuição dos espaços, por isso não existe valor a ser devolvido aos comerciantes. A administração também informou que a programação será realizada no domingo, mantendo a avenida Telésforo Cândido de Resende como local da celebração.
Na região, a chuva também alterou a programação em outras cidades. Em Ouro Branco, o Desfile Cívico foi cancelado pela Secretaria Municipal de Educação pouco antes do horário previsto. A Prefeitura informou que a medida teve como objetivo preservar estudantes, profissionais da educação, servidores, participantes e o público. Em Congonhas, parte do desfile foi realizada na avenida JK, mesmo com chuva, após acordo entre a Secretaria de Educação, escolas e entidades. Instituições de localidades mais distantes enfrentaram dificuldades para chegar ao Centro. A Prefeitura avalia uma nova data para os grupos que não conseguiram participar.
