A Fundação CSN lança nesta quarta-feira (02), em Congonhas, a pesquisa “Saber para Prevenir”, construída a partir da escuta de mais de 6 mil crianças e adolescentes sobre abuso e exploração sexual. O levantamento será apresentado às 14h, no Museu de Congonhas, e pretende ampliar o conhecimento sobre como esse público identifica e reage a situações de violência.
O estudo reúne percepções de crianças e adolescentes de 12 municípios, entre eles Congonhas, Belo Vale, Barroso, Arcos, Moeda e Rio Acima, em Minas Gerais. Também participaram jovens de cidades de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados foram organizados para contribuir com ações de prevenção, proteção e enfrentamento às violações de direitos.
Dados serão discutidos em dois painéis
Durante o lançamento, a coordenadora de Avaliação e Monitoramento da Fundação CSN e da pesquisa, Fabiana Dapia, e o gerente de Projetos, Fábio Silvestre, apresentarão o processo de elaboração e os principais resultados. Em seguida, Célia Carvalho Narras, coordenadora-geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Diretoria de Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, participará do debate sobre instrumentos de proteção.
A pesquisa será apresentada em um cenário de violência persistente contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Panorama da Violência Letal e Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Brasil, produzido pelo UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 164.199 vítimas de estupro ou estupro de vulnerável entre 0 e 19 anos foram registradas no país de 2021 a 2023. O evento em Congonhas é aberto ao público e terá transmissão pelo canal da Fundação CSN no YouTube. Para participação presencial, é necessário realizar inscrição previamente através do link: https://forms.gle/LSB76h3US1XL9Cki6
