A segurança dos usuários do transporte coletivo de Conselheiro Lafaiete foi reforçada com a implantação de um Ponto Base da Guarda Civil Municipal (GCM) no Terminal de Integração. A iniciativa da Prefeitura amplia a presença permanente dos agentes em um dos locais de maior circulação de pessoas da cidade, com atendimento direto à população, ações preventivas e proteção do patrimônio público.
A nova estratégia operacional determina que todos os guardas municipais em serviço passem obrigatoriamente pelo terminal em diferentes momentos do turno. A medida integra o cartão programa da corporação e garante acompanhamento contínuo do espaço ao longo do dia. Além do patrulhamento preventivo, os agentes estarão disponíveis para orientar passageiros, esclarecer dúvidas e prestar apoio sempre que necessário, contribuindo para aumentar a sensação de segurança dos usuários.
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, a atuação da GCM no terminal ocorrerá durante todo o período de serviço da corporação. A presença constante também busca prevenir atos de vandalismo, preservar a estrutura pública e proporcionar um ambiente mais organizado para quem utiliza diariamente o transporte coletivo urbano.
A implantação da base ocorre após a conclusão das obras de reforma do Terminal de Integração, realizadas na última semana. As intervenções tiveram como objetivo melhorar as condições de segurança, acessibilidade e conforto, além de recuperar a estrutura física do espaço, reduzindo riscos aos usuários e oferecendo melhores condições para o funcionamento do principal ponto de embarque e desembarque do transporte público no município.
Leia mais: Obras no Terminal mudam pontos do transporte coletivo
