A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete retoma oficialmente as sessões ordinárias nesta terça-feira (03), às 19h30, em um ambiente marcado por expectativa política elevada, articulações de bastidores e sinais claros de que 2026 será um ano de embates mais intensos no Legislativo.
A reunião marca simbolicamente a abertura dos trabalhos no ano sob a condução da vereadora Cida Toledo (PRD). Apesar da unanimidade que a levou à presidência, a vereadora herda um ambiente ainda sensível após uma das eleições de mesa diretora mais disputadas dos últimos anos. A votação foi antecedida por incertezas, negociações, acordos feitos e rompidos até momentos antes de iniciar a votação em plenário. Os reflexos dessa disputa seguem presentes.
Cida Toledo terá ao seu lado o Pastor Angelino na vice-presidência. E uma novidade. Apesar de receber a maioria dos votos em dezembro para primeiro secretário, Roger Diego abriu mão do cargo antes mesmo de assumir. Em esclarecimento ao Fato Real , o parlamentar afirmou que a medida está relacionada a impedimentos legais para o exercício da advocacia, sua formação profissional. “Vou abrir mão, sim. Não tinha essa intenção inicialmente. Mas, após conversa com a Procuradoria da Câmara, fui informado de que membros efetivos da Mesa Diretora estão impedidos de exercer a advocacia, conforme o artigo 28, inciso I, do Estatuto da Advocacia”, explicou.
Roger Diego minimizou impactos na condução dos trabalhos. “Acredito que minha saída não influencia o trabalho dos demais membros. O novo secretário certamente irá cooperar para a melhor condução das atividades legislativas”, disse.
A composição da Mesa Diretora para 2026 ficou definida ainda com Pastor Angelino na vice-presidência, Oswaldo Barbosa na segunda secretaria, Samuel Carlos na tesouraria e Arlindo Leiteiro como segundo tesoureiro. Com a saída de Roger da mesa diretora, uma nova eleição para o cargo de secretário deverá ocorrer em breve.
Ano eleitoral
Em ano eleitoral, o plenário tende a ganhar um novo ritmo. Discursos mais calculados, posições estratégicas e maior vigilância da opinião pública deverão moldar o cotidiano das sessões. Nos bastidores, dois nomes aparecem com frequência quando o assunto é a disputa por uma cadeira no legislativo estadual: Damires Rinarlly (PV) e Erivelton Jayme (PRD). Sem anúncios oficiais, ambos despontam com potencial de ampliar projeção ao longo do ano, o que deve influenciar o tom dos debates. Nos bastidores o clima de campanha já está instalado.
Com o calendário eleitoral cresce o desafio de manter produtividade legislativa em meio ao risco de pautas esvaziadas e discursos voltados à disputa política estadual e nacional. A cobrança da sociedade civil tende a se intensificar, especialmente em temas como fiscalização do Executivo, transparência e políticas públicas, principalmente, nas áreas da saúde, educação e mobilidade urbana.
Entre projeções, disputas ainda latentes e a necessidade de maturidade institucional, a Câmara inicia 2026 sob observação. Resta saber se o plenário conseguirá equilibrar o jogo político com entregas concretas à população lafaietense.
Leia mais: Mesmo com avanços, coesão masculina prevaleceu e o Legislativo manteve seu status quo
