Com o objetivo de promover a educação ambiental e despertar nos estudantes, atitudes voltadas à sustentabilidade alunos da rede municipal de Congonhas participaram do plantio de 200 mudas de espécies nativas no projeto Bosque do Amanhã.
A ação, realizada na horta comunitária do bairro Alto do Cruzeiro, integra o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de Congonhas.
O programa é desenvolvido nas escolas municipais Augusto Silva, José Cardoso Osório e Padre Jacinto Pinheiro, envolvendo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ao longo do ano letivo, os estudantes aprenderam sobre temas como cidadania ambiental, água, energia, resíduos, compostagem, saneamento e mudanças climáticas. As atividades teóricas foram complementadas por visitas técnicas, proporcionando uma vivência prática do conteúdo estudado.
De acordo com Andréa Cristina Sousa e Silva, coordenadora de Projetos Transversais na Educação, a iniciativa coloca o aluno como protagonista do aprendizado. “O projeto trabalha o conhecimento de forma participativa, com visitas e experiências reais. São atividades que despertam o senso de responsabilidade ambiental e contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos”, destacou.
