O Governo de Minas Gerais apresentou, nesta quarta-feira (22/10), na Cidade Administrativa, o balanço do primeiro ano de execução do Acordo de Reparação do Rio Doce. Firmado em outubro de 2024, o acordo representa uma nova etapa na reconstrução dos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. A iniciativa prevê investimentos superiores a R$ 81 bilhões em obras, saneamento, saúde e meio ambiente.
Durante o evento, foi anunciado a criação da Instância Mineira de Participação Social do Rio Doce (IMPS/Doce). O novo colegiado será responsável por acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos, além de garantir espaço de escuta às comunidades atingidas e às instituições envolvidas.
Infraestrutura e rodovias
Entre os avanços apresentados está a duplicação integral da BR-356, entre Ouro Preto e Mariana. O projeto, avaliado em R$ 1,7 bilhão, integra o Lote Rodoviário Via Liberdade e vai modernizar 190 quilômetros de estradas, ampliando a segurança e o escoamento da produção regional. As obras devem começar em 2026.
Outras intervenções incluem a recuperação de 29,5 quilômetros da MG-129, entre Ouro Preto e Ouro Branco, e de 17,3 quilômetros da AMG-1705, no trecho de Santa Cruz do Escalvado. O Estado também adquiriu kits de máquinas para os municípios atingidos, com investimento de R$ 90 milhões.
Saneamento
O Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce, lançado em julho (2025), vai universalizar o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto em 200 municípios mineiros. Serão R$ 7,54 bilhões aplicados ao longo de 20 anos.
Na área da saúde, 38 municípios já tiveram seus Planos de Ação aprovados e começaram a receber recursos. O Plano Estadual de Saúde do Rio Doce está em fase final e vai fortalecer a rede pública nas regiões atingidas.
Fonte: Agência Minas
