segunda-feira, junho 22, 2026
  • Sobre
  • Política de privacidade
Fato Real
UNIPAC
GERDAU 40 ANOS
GERDAU
SICREDI
SENAC
Hemolab
  • Home
  • Notícias
    • Gerais
    • Lafaiete
    • Regional
    • Polícia
  • Empregos & Concursos
  • Obituário
  • Contato
No Result
View All Result
Fato Real
No Result
View All Result

Sindágua intensifica mobilização contra privatização da Copasa

17 de outubro de 2025
in Gerais, Destaque
Sindágua intensifica mobilização contra privatização da Copasa

Foto: Copasa/Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Minas Gerais (Sindágua-MG) ampliou sua mobilização contra a proposta de privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A articulação ocorre em diversas frentes e tem como objetivo impedir a aprovação da PEC 24/2023, que retira do povo o direito de decidir, por meio de referendo, sobre a venda da empresa.

De acordo com Newton César, diretor de base da Copasa e representante do Sindágua em Conselheiro Lafaiete, o movimento tem buscado o apoio de vereadores, prefeitos e deputados estaduais em todo o estado. “Estamos pedindo aos vereadores que cobrem de seus deputados de base para que votem contra a retirada do referendo. O povo tem o direito de escolher se quer ou não a privatização”, afirmou.

Entre as principais preocupações apresentadas pelo Sindágua estão a perda da qualidade dos serviços de abastecimento, o aumento das tarifas e o fim de benefícios sociais, como o subsídio a entidades filantrópicas e o desconto concedido a famílias de baixa renda. “Temos exemplos do que acontece após privatizações, como em Ouro Preto e no Rio de Janeiro, onde as tarifas subiram e o atendimento piorou. O risco é enorme”, alertou Newton César.

A mobilização inclui também uma greve dos trabalhadores da Copasa entre os dias (21/10) e (23/10), com concentração em Belo Horizonte. O ponto alto será no dia (22/10), quando os servidores e apoiadores devem se reunir em frente ao prédio regional da Copasa, no bairro Barro Preto, e seguir em caminhada até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ocorrerá a votação do texto. A expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas no ato.

Os sindicatos da Copasa e da Cemig, Sindágua e Sindieletro, atuam de forma conjunta e promoverão audiências públicas para ampliar o debate com a sociedade. A primeira será realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta sexta-feira (17/10), às 9h30, e a segunda na ALMG, na quarta-feira (22/10), às 11h.

UniFASar

ERM



Ponto de Partida

Fato Real

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

  • Sobre
  • Política de privacidade

Siga nossas redes

No Result
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Lafaiete
  • Empregos & Concursos
  • Gerais
  • Polícia
  • Obituário
  • Regional

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.