segunda-feira, junho 22, 2026
  • Sobre
  • Política de privacidade
Fato Real
UNIPAC
GERDAU 40 ANOS
GERDAU
SICREDI
SENAC
Hemolab
  • Home
  • Notícias
    • Gerais
    • Lafaiete
    • Regional
    • Polícia
  • Empregos & Concursos
  • Obituário
  • Contato
No Result
View All Result
Fato Real
No Result
View All Result

Semana do Turismo e aposta em transformação sustentável

Evento reforça o compromisso com futuro mais inclusivo e responsável

27 de setembro de 2025
in Gerais
Semana do Turismo e aposta em transformação sustentável

Foto: Prefeitura de Congonhas

Share on FacebookShare on Twitter

Congonhas realiza até segunda-feira (29/09) a primeira Semana do Turismo. O evento é considerado um marco para valorizar a história, a cultura e as paisagens locais, reafirmando o turismo como agente de transformação sustentável e de mudança positiva para a cidade e sua comunidade.

A cerimônia de abertura aconteceu na sede da Asapec e contou com a presença de autoridades, representantes do trade turístico, instituições parceiras, estudantes e gestores. A apresentação cultural ficou por conta do Coral do Centro de Referência do Idoso, que simboliza a memória viva e a importância da integração entre gerações na formação da identidade local.

Formação profissional é prioridade

Além da programação cultural e institucional, a Semana do Turismo reforça a preparação de mão de obra qualificada para atender à crescente demanda do setor.

Durante a abertura, foram entregues certificados do Programa Minas Forma a alunos dos cursos de Turismo Cultural e de Natureza, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Técnicas Básicas para Garçons e Técnicas Básicas para Camareiras. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Estruturação do turismo

Desde janeiro, Congonhas tem dado novos passos para fortalecer o setor. A criação da Secretaria Municipal de Turismo, a reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a movimentação inédita do Fundo Municipal de Turismo e a proposta de uma Lei de Incentivo ao Turismo compõem o conjunto de medidas que visam consolidar a cidade como destino de referência.

Também está em andamento a revisão do Plano Municipal de Turismo, em parceria com o Sebrae, sem custos para o município. O objetivo é apresentar Congonhas ao mercado de forma estruturada e condizente com sua relevância histórica, cultural e religiosa.

UniFASar

ERM



Ponto de Partida

Fato Real

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

  • Sobre
  • Política de privacidade

Siga nossas redes

No Result
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Lafaiete
  • Empregos & Concursos
  • Gerais
  • Polícia
  • Obituário
  • Regional

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.