Um levantamento da EPR Via Mineira revela um dado alarmante sobre a BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Em 2025, quase metade das vítimas fatais de acidentes em veículos não utilizava o cinto de segurança. A situação se agrava quando se observa o mês de agosto, quando dois em cada três mortos estavam sem o equipamento obrigatório.
Com o objetivo de alertar motoristas e passageiros, a concessionária promove nesta quarta-feira (24/09) uma mobilização em Nova Lima, no Posto da Polícia Rodoviária Federal, no km 554 da rodovia. A ação integra a Semana Nacional do Trânsito e marca o lançamento do Programa Conviver. A iniciativa tem como proposta estimular práticas seguras entre motoristas, pedestres, ciclistas e moradores das comunidades vizinhas às rodovias.
Durante a atividade, condutores receberão orientações sobre temas fundamentais para reduzir acidentes, como o respeito aos limites de velocidade, a travessia segura e, principalmente, a necessidade de usar o cinto de segurança.
O Programa Conviver foi criado para organizar e ampliar as ações de conscientização promovidas pela EPR. O projeto dá atenção especial a públicos mais vulneráveis no trânsito e aborda temas como educação para o uso seguro da infraestrutura, manutenção preventiva dos veículos e valorização de escolhas responsáveis que reduzem riscos.
