No mês de janeiro de 2025, o Departamento de Vigilância em Saúde por meio do setor de Controle de Endemias intensificou as ações de combate à dengue, chikungunia e zika vírus, visando reduzir a proliferação do Aedes aegypti e minimizar os impactos das doenças na população. As ações continuarão ao longo dos próximos meses, com reforço nas fiscalizações e campanhas educativas.

Com o aumento das chuvas e das temperaturas elevadas, condições propícias para a reprodução do mosquito, foram implementadas diversas estratégias de prevenção e controle. Entre as principais ações realizadas, destacam-se: aplicação de larvicida e ações de bloqueio com fumacê costal em áreas com alto índice de infestação; ações educativas e publicações na mídia; monitoramento de casos e uso de de drone.
LIRAa
Foi realizado o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2025, monitorando os índices de infestação do mosquito transmissor com o objetivo de desenvolver estratégias de combate as arboviroses, com índice de infestação de 0,4%. Através de amostragem foram visitados imóveis afim de coletar amostras de larvas e identificar os principais criadouros do mosquito.
