Com pedido de desculpas representantes da Cemig iniciaram participação na audiência pública nesta quarta-feira (05) na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete . Segundo informações da empresa, a cidade conta com aproximadamente 65 mil clientes. No entanto, muitos deles expressam insatisfação com os serviços prestados.

Durante a audiência, foram vários relatos de experiências negativas, incluindo um casamento que aconteceu no escuro, casos de queima de eletrodomésticos e o temor de perder entes queridos que dependem de aparelhos elétricos para suporte à vida. Entre os mais afetados estão moradores do Rancho Novo, Gagé e Buarque de Macedo. Em comum, a demora do restabelecimento da energia quando ocorrem os apagões. Foi informado pela Cemig que entre o acionamento dos clientes e o restabelecimento de energia o tempo médio é de 8h a 10h.
Anúncios
Entre as poucas noticias positivas apresentadas pela Cemig destacou-se a previsão de investimento de cerca de R$ 19 milhões até 2027 para melhorias na rede elétrica em Lafaiete e cidades da região.
A construção de uma nova subestação também foi anunciada como contribuição significativa para sanar o problema dos recorrentes apagões. A subestação está na fase de elaboração de projetos, com cronograma para 2027 e previsão de investimento de 77 milhões de reais. “É uma obra grande e não conseguimos construir de maneira muito rápido, informou Ronaldo Lucas Queiroz, gerente de relacionamentos com o poder público municipal da Cemig.
Após anos sem, Lafaiete passa contar novamente com uma gerência local, que fica a cargo de Anderson Moreira Alves, que se comprometeu a ouvir as demandas da população e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos clientes da Cemig Durante audiência ele ouviu reclamações diversas de falha na comunicação entre a empresa e comunidade.
Além dos representantes da Cemig, que também inclui Flávia Faria de Oliveira Porfirio e Ramon da Silva Gonzaga, compareceram a audiência pública requerida pelo vereador Erivelton Jayme, os secretários municipais de obras (Guilherme Albuquerque) e de Planejamento (João Paulo passos) demais vereadores de Lafaiete, além de vereadores de Casa Grande e Cristiano Otoni.
