No sábado (1º) um temporal provocou transtornos e prejuízos a alguns moradores de Buarque de Macedo. Foram 32mm de chuva em menos de uma hora. Casas foram alagadas, calçamento danificado e arrancado. A rua Luiz Lanzioti teve seu calçamento levado pela chuva, e parte da lama se acumulou na linha férrea da MRS. Um carro foi arrastado.
Moradores afirmaram que enfrentam problemas locais com os chacreamentos. “A água desce das chácaras, que não têm desvio do curso da água. Quando chove a água desce pra rua”, diz o morador Marcelo Lopes.
A Defesa Civil, em nota assinada pelo coordenador, Eduardo Moraes de Souza, informou que houve uma precipitação elevada no sábado, sendo registrado entre 16 e 17hrs um volume de chuva de 32,73 mm, o que é considerado alto pelo histórico e pelo tempo de duração em um curto espaço de tempo, ocasionando enxurradas em direção a parte baixa do distrito onde está concentrada grande parte da população. Com a enxurrada houve danos na pavimentação, sendo levado parte do pavimento (pedras) até a parte baixa do distrito. Houve também o carreamento de terra onde a mesma atingiu parte da ferrovia. Ocasionou erosões na borda da estrada de ligação entre o distrito de Buarque de Macedo e a comunidade de São Vicente (zona rural do município), não comprometendo o fluxo de veículos no local. Não houve registro de desalojados.

Neste domingo (02) o prefeito Leandro Chagas esteve em Buarque de Macedo. Ele percorreu os principais pontos afetados em companha do vice Marcelo Pereira, do Bruno Aleixo (Chefe de Gabinete), Guilherme Albuquerque ( secretário de Obras), Fabio José (Secretário de Defesa Social), e da vereadora Cida Toledo, moradora de Buarque. “Vamos iniciar algumas correções para que a correnteza da água não invada as casas como aconteceu”, disse o prefeito citando também as ações na rua Dr.Moreira, e nas proximidades do Clube Dom Pedro. “A princípio essas são as medidas que estamos fazendo com relação as chuvas que tem caído em Conselheiro Lafaiete. Temos empenhado muito para minimizar os impactos para a população e estamos fazendo o trabalho melhor possível com muita responsabilidade, tanto com o dinheiro publico quanto com a qualidade das obras”, finalizou o prefeito.
