Na noite passada o prefeito Leandro Chagas esteve na UPA 24h, em Conselheiro Lafaiete, onde gravou vídeo sobre rumores de que as camas usadas por pacientes na unidade de saúde, alugadas para o período de inauguração, estariam sendo substituídas por outras velhas.
O prefeito afirma que as alegações são inverídicas e explica : “As camas que estavam sendo trocadas são alugadas e não estão sendo substituídas por camas velhas e danificadas, mas sim por equipamentos novos.
No entanto, para garantir a continuidade do atendimento, determinei que as camas alugadas permaneçam na unidade até a chegada de todas as novas camas, de melhor qualidade, que foram adquiridas pelo município” afirmou, dizendo ainda que a previsão é de que esses novos equipamentos cheguem em até 10 dias. “Estou comprometido em assegurar que a UPA ofereça o melhor atendimento possível à nossa população”.
A UPA 24h foi inaugurada no dia 25 de outubro e apontada como um dos maiores feitos da administração de Mário Marcus. No entanto, apesar da estrutura física bem melhor do que da antiga policlínica, alguns problemas persistem, como a demora no atendimento diante de uma grande demanda e o número de médicos continuar baixo, assim como o número de funcionários continuar o mesmo, porém, para trabalhar em um espaço maior.
Terceirização
Em janeiro, após aprovação pela Câmara Municipal, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou o contrato firmado entre o município de Conselheiro Lafaiete e o ICISMEP – Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba. Pelo Projeto de Lei a Prefeitura está autorizada a realizar a contratação dos serviços do consórcio para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde desenvolvidos na UPA 24h.
