Uma corrente de solidariedade circula pelas redes sociais em Conselheiro Lafaiete, em busca de ajuda para Joel dos Santos Pompeu. O enfermeiro, de 64 anos, está internado no Hospital São Camilo. Nas redes há relato de que ele precisa de doação de sangue e estaria enfrentando dificuldades para que doadores possam ajudá-lo.
A vereadora e jornalista Gina Costa, procurada por amigos de Joel, buscou informações sobre o fato. A informação apurada junto ao hospital é que o paciente não precisa de uma hemotransfusão comum, ele precisa do sangue fenotipado, que é mais raro.
Ainda segundo a apuração, o Hemominas já está ciente da condição de saúde de Joel e rastreando qual unidade tem o sangue fenotipado. No entanto, até o momento do questionamento, não havia o sangue disponível em São João-del Rei, nem em Barbacena, Lafaiete e nas unidades de Belo Horizonte que já tinham sido sondadas.
Há registros de pacientes que esperam por vários dias para receber essa hemotransfusão. Enquanto não é encontrado o sangue específico para Joel, ele segue internado tomando medicações, vitaminas, fazendo exames duas vezes ao dia e tem reagido bem.
