Pelo menos três dos quatro maiores consórcios regionais elegeram nos últimos dias diretorias para o trabalho em 2025.
A importância de um trabalho em conjunto para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na região do Alto Paraopeba tem sido enaltecida nos encontros que reúnem prefeitos dos municípios consorciados.
A AMALPA (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba) em chapa única elegeu Danilo Albuquerque, prefeito de Queluzito para presidente.
O ECOTRES, Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos, terá o prefeito de Ouro Branco, Sávio Fontes, na presidência.
O prefeito de Casa Grande, Reinaldo Alimateia, preside em 2025 o CISAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraopeba e Vale do Piranga).
Se para os outros consórcios chapas únicas e consenso prevaleceram, para o Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), há evidências de que haverá uma disputa.
Sem data definida ainda para acontecer, a eleição deve ter três municípios concorrendo, por meio de seus gestores: Juliano Duarte (Mariana), Leandro Chagas (Lafaiete) e Anderson Cabido (Congonhas).
