A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela gestão do trecho da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, inaugurou na quinta-feira (10) seu Centro de Controle Operacional. Localizado no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, o CCO é o centro de monitoramento e coordenação de emergências na rodovia, operando 24 horas por dia para gerenciar o tráfego e atender incidentes de forma rápida e eficiente.
Além de acompanhar a inauguração do CCO, representantes da ANTT e prefeitos das cidades da região também visitaram a praça de pedágio de Itabirito, onde foi discutida a estratégia da concessionária para as próximas fases do plano de modernização da BR-040, incluindo intervenções em andamento em outros trechos, como a Curva da Celinha (Itabirito) e o trevo do Paulo VI (Lafaiete).
Maquete eletrônica exibida pela concessionária destacou os principais projetos a serem realizados ao longo dos 30 anos de concessão, incluindo a duplicação de 164 km, a criação de 42 km de novas faixas e a instalação de passarelas, viadutos e iluminação em áreas de maior risco.
A EPR Via Mineira informou que, como parte do Plano de 100 dias, já concluiu intervenções de impacto imediato. Entre elas, a obra no trevo de Moeda, que incluiu a instalação de 20 postes de iluminação LED e a criação de uma faixa de aceleração para melhorar a entrada e saída de veículos no local.
Impacto econômico
Além das melhorias operacionais e de infraestrutura, a EPR Via Mineira estima que sua atuação contribuirá com R$ 9 milhões anuais em ISS (Imposto Sobre Serviços) para os municípios ao longo do trecho concedido. “O impacto positivo dessas obras vai muito além da segurança viária. O aumento da eficiência logística proporcionado pela modernização da rodovia vai gerar oportunidades econômicas para os municípios ao longo da BR-040, criando um ciclo virtuoso de crescimento regional”, ressaltou Luciano Louzane, diretor-presidente do Núcleo Minas Federais da EPR.