A loja de roupas Della, localizada no bairro São João, anunciou a transição da jornada de trabalho dos seus colaboradores em um movimento inovador, tornando-se pioneira na implantação da escala 5×2, onde o funcionário trabalhará cinco dias e folgará dois, substituindo o modelo padrão do comércio da cidade que é de 6×1.
A mudança começou a valer a partir desta terça-feira (01) e visa proporcionar maior conforto e equilíbrio na rotina dos funcionários, que em sua maioria são mães solo que enfrentam o desafio de conciliar a vida profissional e familiar.
Os proprietários Diego Henrique Oliveira Batista, de 36 anos, e Juliana de Oliveira Rezende, de 35 anos, afirmam estar comprometidos a revisar a rotina da empresa, mantendo seu funcionamento padrão de segunda a sábado, mas com uma abordagem que prioriza o bem-estar da equipe.
Para Diego é importante que alguém dê o primeiro passo para promover a mudança. “Se nenhuma empresa começar a mudar, o turnover de funcionários se tornará cada vez maior, e os que ficam sempre estarão desmotivados. Esse é um dos novos pilares na rotina de gestão que aplicamos na loja, além de treinamentos, qualificações e a participação da equipe nos assuntos da empresa”, enfatiza.
Segundo Juliana, a mudança é fundamental para que os funcionários tenham um equilíbrio na vida pessoal e profissional. “A rotina está cada vez mais apertada para todos nós, e sendo mulher e sabendo a importância de equilibrar a rotina profissional e pessoal, não poderia olhar para esse cenário sem uma compreensão mais justa para que elas se desenvolvam com mais qualidade no âmbito profissional e pessoal.”
Para a funcionária Hellen Cristina do Nascimento de Assis, de 19 anos, que está trabalhando na loja há dez meses, a mudança irá colaborar positivamente na sua rotina. “Trabalhar de segunda a sábado, com apenas o domingo pra descansar, torna muito mais desafiador organizar meus compromissos. Como mãe, sinto que não consigo passar tempo suficiente com meu filho. Com a escala 5X2, consigo administrar melhor minhas responsabilidades, dedicar mais tempo ao meu filho e acima de tudo, descansar adequadamente”, afirma.
Movimento Vida Além do Trabalho
Desde 2023 o Brasil vem sofrendo uma mobilização nacional contra rotinas de trabalho abusivas com o surgimento do movimento “Vida Além do Trabalho” ou VAT, que causou uma grande comoção nas redes sociais após o influenciador Ricardo Azevedo publicar um vídeo criticando a exploração sofrida por trabalhadores no modelo 6×1. O tema chegou a ganhar um abaixo assinado com mais de 500 mil adeptos logo nos primeiros dias, posteriormente o movimento recebeu o apoio da Deputada Federal Erika Hilton que criou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a favor da mudança.