A partir desta terça-feira (01), os pais e responsáveis podem garantir a vaga de seus filhos na rede pública de ensino de Minas Gerais. O Cadastro Escolar 2025 está oficialmente aberto e pode ser realizado pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), disponível no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As inscrições vão até 1º de novembro.
O Sucem visa unificar o encaminhamento de candidatos às vagas nas escolas públicas em 715 municípios que aderiram à iniciativa, incluindo Conselheiro Lafaiete. De acordo com a subsecretária de Articulação Educacional, Claudia Lara, o sistema é fundamental para assegurar o acesso à educação pública. “Com o sistema Sucem, os pais têm um processo simples e unificado para a matrícula de seus filhos, respeitando critérios justos de alocação”, afirmou.
Após o período de inscrições, o resultado será divulgado no dia 4 de dezembro. Os responsáveis devem acessar o site para verificar a escola para a qual o aluno foi encaminhado. A confirmação da matrícula para a rede estadual ocorrerá a partir de 18 de dezembro, enquanto as escolas municipais seguirão os calendários próprios.
Uma importante novidade para este ano é a obrigatoriedade do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do estudante na hora da inscrição. Para aqueles que ainda não possuem CPF, é possível realizá-lo gratuitamente no site da Receita Federal. Para fazer o cadastro é só acessar o site oficial ou ir até uma das instituições de ensino.