O ginásio Poliesportivo Deputado Agostinho Campos Neto em Conselheiro Lafaiete recebeu o Circuito Brasileiro de Jiu-jitsu neste domingo (29). Com mais de 180 atletas, a maioria crianças, distribuídos entre 14 academias de Lafaiete e cidades da região, a competição busca promover a modalidade esportiva no município.
Segundo Romilson Braga, coordenador do evento, o esporte cumpre um papel de inclusão social fundamental para os praticantes. “Nosso objetivo é a inclusão do esporte na vida dos jovens para tirar eles das ruas e ensinar um caminho do bem para essas crianças. Neste evento, que é um dos pioneiros, nós tivemos essa demanda. A maioria dos nossos competidores hoje são crianças e pensando nelas, eu e outros professores queremos montar mais projetos para conseguir chegar a 200 atletas competindo”, explica.

A academia lafaietense Gracie Barra, localizada no Santa Matilde, foi o grande destaque do circuito, com 40 alunos competindo conseguiu conquistar 30 ouros, 10 pratas e o troféu de disputa por equipe. Para Igor Tadeu Lino, instrutor da Gracie Barra, o jiu-jitsu pode contribuir positivamente para a formação das criança.
“As unidades da nossa academia ficam próximas a bairros mais vulneráveis da nossa cidade, com isso a maioria dos alunos vem também de uma situação de vulnerabilidade. Através do esporte essas crianças saem da rua, onde infelizmente estão expostas a muitas coisas ruins e passam a ocupar o corpo e a mente com uma atividade positiva. Muitos dos nossos alunos melhoram significativamente o comportamento na escola e em casa, mantendo boas notas, aprendendo a ter foco, disciplina e respeito. Ensinamos eles a lidar com a derrota e com a vitória, a tratar os seus oponentes com dignidade e isso dá frutos positivos na vida da criança e da família”, conta Igor.
Para Ritiele Barbosa, dona de casa e mãe de João Magnum, 10 anos, aluno da Gracie Barra e um dos medalhistas de ouro do evento, o sentimento que prevalece é o orgulho. “O jiu-jitsu trás muita disciplina, educação e respeito. Ele (o João) mudou da água para o vinho… Eu tenho muito orgulho dele e me dá a sensação de que estou fazendo um bom trabalho como mãe”, afirma.

O Circuito Brasileiro de Jiu-Jitsu acontece a 10 anos em Conselheiro Lafaiete, recebeu o suporte da prefeitura e contou com uma equipe de brigadistas para atender os atletas caso necessário.