O Governo de Minas Gerais anunciou que o transporte coletivo intermunicipal, tanto urbano quanto metropolitano, será gratuito para todos os eleitores nos dias de votação das eleições municipais de 2024. A medida, que se baseia na Emenda Constitucional nº 115, de 12 de julho de 2024, garante que não haverá cobrança de passagens no primeiro turno, que ocorrerá em 6 de outubro, e, caso necessário, no segundo turno, marcado para 27 de outubro.
A gratuidade se estenderá das 0h às 23h59 nos dias das eleições, e os eleitores não precisarão apresentar título de eleitor ou comprovante de votação para utilizarem o transporte. Contudo, será necessário registrar a viagem por meio do cartão Ótimo ou bilhete, conforme o sistema utilizado. Aqueles que já têm acesso a outras gratuidades, como os idosos com mais de 65 anos, deverão apresentar os documentos exigidos para usufruir do benefício.
Os detalhes sobre as linhas intermunicipais que terão gratuidade estão disponíveis no documento acessível através do site do DER-MG. Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos eleitores às urnas e incentivar a participação cidadã nas eleições.
Informações: Agência Minas