A Associação dos Caminhoneiros e Amigos do Alto Paraopeba e Campos das Vertentes (ACAPCV) está organizando uma manifestação pacífica em Congonhas para o próximo domingo (29).
O motivo da movimentação do grupo é o cancelamento de contratos com as mineradoras da região, em prol de empresas terceirizadas de fora para realizar o transporte de carga. O que, segundo a associação, resultaria em um aumento de desemprego para a categoria no município. Outro ponto abordado pelo grupo é o descaso com os trabalhadores, que desde o momento de finalização dos contratos, estão sendo convocados apenas para fazer o transporte em dias considerados de descanso como domingos e feriados e ficam desassistidos durante os restante do mês.
Segundo a organização do movimento, foi feito uma reunião com o prefeito de Congonhas onde foram explicados os impactos econômicos dessa mudança e da não priorização dos trabalhadores da região, mas até o momento nada foi feito.
Com o receio de não ter como sustentar suas famílias os caminhoneiros uniram-se para conseguir o direito de trabalhar, mas deixam claro que não querem prejudicar ninguém.
A manifestação acontecerá na Praça de Eventos, próximo ao IFMG de Congonhas, a partir das 14h, neste domingo (29).