A Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar deflagrou nesta quinta-feira (26/9) a operação Prophetarum Custodes, em cinco áreas de Congonhas, com objetivo de combater o tráfico de drogas, a posse ilegal de armas de fogo e prevenir homicídios.
“Esta operação surgiu como uma continuidade das ações conjuntas das polícias Civil e Militar, que contribuíram para a redução dos crimes violentos no primeiro semestre deste ano”, afirmou o delegado Itamar Neto. A investigadora de polícia Amanda Dikita ressaltou a relevância da operação no combate ao crime organizado. “Essa ação vai dar continuidade à trajetória de diminuição dos índices de criminalidade que afligem a cidade de Congonhas”, destacou.

Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão e 26 mandados de busca e apreensão. Ao todo, 120 policiais e 45 viaturas foram mobilizados, contando com o apoio aéreo e do Canil da PMMG. As equipes apreenderam uma arma de fogo, uma motocicleta furtada, 13 pés de maconha, oito barras de maconha, duas barras de cocaína, além de buchas e tabletes de maconha e haxixe. Também foram encontrados materiais para embalar drogas, balanças de precisão e duas máquinas de caça-níquel. Três pessoas foram presas em flagrante.
Em um dos alvos, as drogas estavam enterradas em diferentes pontos dentro de um curral de cavalos, dificultando a localização pelos policiais. O capitão da Polícia Militar, André Resende, comemorou o resultado. “Tivemos um grande êxito na operação, e essa ação de combate ao crime chega de forma muito positiva à sociedade”, afirmou.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e estão à disposição da Justiça.