Osvaldo Barbosa, conhecido como Zacarias, em Catas Altas da Noruega, onde mora, é casado e pai de três filhos, dois dos quais são portadores de deficiência. Atualmente com 68 anos e com uma vida dedicada a ajudar as pessoas à sua volta, ele vive um drama constante envolvendo sua saúde e qualidade de vida.
Osvaldo é paciente de hemodiálise e diabético, viaja até Conselheiro Lafaiete três vezes por semana, junto com a mulher e a filha para fazer o tratamento contínuo. No início deste ano o idoso enfrentou complicações graves causadas por uma infecção severa no cateter que utiliza, o que resultou em duas paradas cardíacas e um coma de duas semanas. As complicações relacionadas à diabetes, agora controlada, forçaram os médicos a amputar um braço do paciente para evitar maiores danos. “Quando eu acordei eu já sabia que o meu braço eu não teria mais. É muito difícil porque eu preciso dele para fazer as minhas coisas e não ficar tão dependente da minha esposa.” conta entre lágrimas.
Osvaldo, que já desempenhou um papel fundamental ajudando pessoas próximas e se dedicando a trabalhos voluntários em Catas Altas, agora tem esperança que ele possa superar este momento difícil e recuperar parte de sua independência para retornar às atividades diárias, para isso precisa de uma prótese avaliada em R$58 mil, que a família não tem condições de pagar.
Atualmente, eles vivem com a aposentadoria de Osvaldo e o benefício assistencial da filha com necessidades especiais. As finanças limitadas estão comprometidas por dívidas médicas de tratamentos e exames dos últimos anos. Para dificultar, a casa está com sérios problemas no telhado que tem infiltrações e partes quebradas que precisam ser arrumadas com urgência.

Amigos da família do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias (Sindconstrumonti) estão prestando auxilio ao Osvaldo, entretanto não tem sido o suficiente para conseguir melhorar a qualidade de vida da família.
Sem condições de pagar a prótese, a família de Osvaldo com a ajuda de uma vizinha, lançaram uma vaquinha online para arrecadar a quantia necessária. Até o momento de publicação desta matéria havia sido arrecadado o valor de R$1.586,00 (mil quinhentos e oitenta e seis reais).
Quem quiser ajudar Osvaldo pode doar pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-compra-de-um-braco-mecanico ou pelo pix: (31)995331073.