O período de inscrições para o Cadastro Escolar 2025 vai começar no próximo mês, entre os dias 01/10 e 01/11, pais e responsáveis poderão garantir a vaga de seus filhos na rede pública, tanto em escolas estaduais quanto nas municipais que fazem parte do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
Uma importante atualização para este ano é a obrigatoriedade do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do estudante durante a inscrição, caso o menor não tenha o documento é possível consegui-lo por meio do cadastro no site da Receita Federal, de forma gratuita.
Cláudia Lara, subsecretária de Articulação Educacional, ressaltou a importância desse cadastro: “Precisamos que todos tenham CPF, mas ninguém precisa se preocupar. No próprio site do Sucem, haverá uma aba que direcionará quem não tiver CPF para a Receita Federal, onde o cadastro poderá ser feito gratuitamente.”
Para realizar a inscrição, os responsáveis devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br com as informações do aluno a partir do dia 1º de outubro. Aqueles que não possuem acesso à internet devem procurar as escolas municipais e estaduais para fazer o cadastro.
Os resultados das inscrições serão divulgados no site do Cadastro Escolar no dia 4 de dezembro. Após essa data, os responsáveis devem acessar o site novamente para verificar a escola à qual o estudante foi alocado. A confirmação da matrícula na rede estadual ocorrerá a partir do dia 18 de dezembro, diretamente na instituição. Para as escolas municipais, é importante que as famílias fiquem atentas ao calendário de matrícula.
Renovação de Matrícula
A renovação da matrícula será realizada de forma automática para os alunos matriculados e frequentes em uma escola da rede estadual até o dia 27 de setembro. A permanência será assegurada, desde que a escola ofereça a etapa a ser cursada em 2025.
Caso um aluno queira trocar de escola, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever para uma nova vaga.
