A Mostra Literária de Conselheiro Lafaiete (MOLIETE) chega à sua 4ª edição, consolidando-se como um importante evento de fomento à literatura e às artes na cidade e região. Iniciado em 2021, em plena pandemia, o projeto surgiu como uma forma de aliviar o impacto da crise mundial, promovendo o diálogo entre a comunidade e a produção artística. O evento, gratuito, reúne escritores, poetas, artistas e diversas instituições em uma cooperação que busca a promoção e valorização das artes, com foco especial na literatura.
Neste ano, a MOLIETE terá como tema central o romance clássico A Escrava Isaura , escrito por Bernardo Guimarães em Conselheiro Lafaiete, o que reforça o vínculo do evento com a história e a cultura local. A programação, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro, contará com uma série de atividades literárias, artísticas e culturais, incluindo oficinas, apresentações e debates, com uma programação recheada de literatura, arte, música, cinema, cultura. A abertura será realizada no Solar Barão de Suaçuí, na próxima sexta-feira, ás 19h com uma leitura dramatizada que promete transporte o público para o universo dos livros.
Além das atividades voltadas ao público adulto, a “Mostrinha”, segmento infantil da MOLIETE, também terá destaque, oferecendo oficinas e programação especial para as crianças.
A MOLIETE se destaca não apenas como uma mostra cultural, mas como uma oportunidade para a comunidade ter contato direto com a memória cultural e o patrimônio histórico de Conselheiro Lafaiete. A iniciativa articula saberes populares e acadêmicos, promovendo vivências artísticas e ampliando a percepção e o pertencimento cultural dos participantes.
Mais informações e detalhes sobre a programação estão disponíveis no Instagram oficial da mostra, @mostraliterariamoliete.
