O fim de semana em Conselheiro Lafaiete teve uma programação em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado mundialmente em 28 de junho. Os eventos reuniram arte, cultura e conscientização em ambientes acolhedores e inclusivos.

No domingo (30) organizado pelo Coletivo InfoLGBTQ, o evento ocorreu no Solar Barão de Suaçuí. A programação incluiu uma diversidade de atividades ao longo do dia, desde apresentações artísticas até uma feira de artesanato e gastronomia. O público teve a oportunidade de apreciar performances como dos grupos Frutos da África, União Hip Hop. Alforria e Roberta Mendes. Além das apresentações, o evento foi intercalado por momentos de conscientização, abordando temas como direitos humanos, respeito à diversidade e igualdade de gênero. O dia foi de celebração e representatividade, com depoimentos impactantes em defesa da igualdade. ” Esta é a 3ª edição, com muita força e empoderamento! Nós somos, pertencemos, fazemos e continuaremos! A resistência é parte integrante do nosso ser e jamais nos calarão”, afirmou a vereadora Damires Rinnarly, que esteve presente e defendeu também a inclusão de mais mulheres na política.

No sábado (28), ocorreu uma roda de conversa promovida pela Associação Alforria com o tema “Respeito não é questão de opinião”, em parceria com o Instituto Meraki, onde todas as vozes foram ouvidas e valorizadas. O evento teve apoio da Associação Arerê e do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial de Conselheiro Lafaiete. Foram discutidos temas essenciais e compartilhadas experiências que geraram reflexão sobre a construção de uma sociedade onde o respeito à diversidade seja a norma.
Geraldo Lafayette foi lembrado em homenagem nos dois eventos.