Um tumulto ocorreu na noite desta quarta-feira (26) durante audiência pública em Conselheiro Lafaiete, realizada nas dependências da Câmara Municipal. O foco era fornecer informações essenciais sobre o processo de regularização fundiária, que neste primeiro momento envolverá os moradores de 14 bairros. O convite foi feito pela Prefeitura. Porém, o local não comportou nem metade daqueles que gostariam de receber as orientações. Houve muita reclamação da falta de planejamento e interessados no assunto voltaram para casa frustrados.
O secretário de Planejamento, Daniel Coelho, apesar dos contratempos, destacou positivamente o interesse demonstrado pelo público. Segundo ele, embora os convites tenham sido direcionados inicialmente para moradores de bairros específicos, houve uma presença significativa de pessoas de outros bairros, interessadas em esclarecer suas dúvidas sobre o processo. “O público foi maior que o esperado. Até pessoas que queriam informações de assuntos que não eram o foco da audiência compareceram”.

Devido à grande demanda e ao tumulto gerado, ficou acordado que futuras audiências sobre o mesmo tema serão realizadas em espaços maiores, sendo sugeridos o poliesportivo municipal e escolas nos próprios bairros envolvidos. Daniel Coelho também explicou que não são realizados cadastros nestas audiências. Posteriormente será informado o cronograma detalhado dos plantões de cadastro em cada núcleo beneficiado pelo processo de regularização.
A regularização fundiária é um processo que visa garantir a segurança jurídica dá posse ou propriedade de um imóvel, conferindo aos ocupantes os títulos de propriedade definitivos.