Causa comoção na cidade a morte de Geraldo Lafayette, ícone da cultura lafaietense. Teatrólogo e escritor, Geraldo Lafayette foi o visionário fundador da Casa do Teatro, um espaço fundamental para o desenvolvimento das artes cênicas na região. Seu compromisso com a cultura era evidenciada em organizações de festivais como de Congado e bandas.
Um de seus grandes legados é o Festival de Artes Cênicas de Lafaiete. O FACE é um evento de destaque no calendário cultural, que atrai grupos de todo o estado e do país, transformando a cidade na capital do teatro. A última edição do FACE, realizada em 2023 homenageou a jornalista Gina Costa. Este ano o homenageado é o maestro Geraldo Vasconcelos.

Além de sua notável carreira artística, Lafayette também deixou sua marca na política local, como vereador e como secretário de Cultura durante o mandato do ex-prefeito Dr. Júlio e atualmente na gestão de Mário Marcus.
Diversas manifestações ocorrem por meio de notas oficiais como da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (da qual era acadêmico), AMALPA, Sindcomércio (colaborador e apoiador de vários projetos), Câmara de Dirigentes Lojistas, Prefeitura Municipal e grupos teatrais de Minas Gerais e outros estados.

O prefeito Mário Marcus expressou profundo pesar pelo falecimento de Geraldo Lafayette, decretando oficialmente três dias de luto na cidade. “Agradecemos por tudo que Geraldo fez por nossa cidade e por sua inestimável contribuição para o enriquecimento cultural de nossa cidade”, diz trecho da nota oficial do município.
Com sua partida, José Geraldo de Almeida, que escolheu o nome da sua cidade para a alcunha artística deixa uma lacuna. Ele faleceu aos 55 anos e deixa dois filhos, muitos amigos, admiradores e uma legião de fãs.
Sepultamento
O velório de Geraldo Lafayette ocorrerá no Teatro Municipal Placidina de Queiroz, a partir de 14h desta sexta-feira. Há previsão de sepultamento para este sábado (15).