Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Mário Marcus, anunciou o início do atendimento oncológico no Hospital e Maternidade São José em Lafaiete.
A partir do dia 5 de agosto, pacientes da cidade e da Microrregião de Saúde de Conselheiro Lafaiete, terão acesso a consultas clinicas oncológicas, assim dando início ao tratamento do câncer. O setor de saúde ressalta que aqueles pacientes que já se encontram em acompanhamento em outras unidades de saúde deverão dar continuidade ao tratamento nestes locais.
Com o início dos atendimentos das consultas clínicas oncológicas, será implantado também, o serviço de quimioterapia e novas especialidades de oncologia como cirurgia geral, cabeça e pescoço entre outras. O atendimento oncológico contará com uma equipe qualificada de profissionais, oferecendo consultas, acompanhamento e tratamento para pacientes com câncer. O serviço será um braço do Hospital IBIAPABA de Barbacena.
“Essa iniciativa representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde no município, refletindo o compromisso da administração municipal em priorizar o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade”, ressaltou Mário Marcus.
Há anos pacientes com câncer e seus familiares lutam pelo direito do tratamento na própria cidade. Hoje há necessidade do deslocamento para Barbacena. Em maio a informação de que Lafaiete iria receber o serviço foi tornada pública em sessão da Câmara pelo vereador João Paulo (União Brasil). Anteriormente Pedro Américo (PT) já havia informado que as tratativas eram promissoras. Ambos se reuniram com o deputado estadual Luizinho (PT) que visitou a cidade mais de uma vez e intermediou para que Lafaiete recebesse o serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).