Em junho de 1899, apenas 27 anos após a Vila Real de Queluz ter sido elevada à categoria de cidade, vivíamos uma realidade marcada por processos de urbanização e desenvolvimento econômico característicos do período da República Velha. O estado de Minas Gerais, assim como o restante do Brasil, estava vivenciando um período de mudanças e desafios significativos. Minas Gerais era um dos estados mais influentes do Brasil durante a República Velha.
A então pequena Queluz esperaria por mais 35 anos para se transformar em nossa amada Conselheiro Lafaiete. No dia 13 de junho de 1899, nasce uma das instituições mais antigas da cidade, fundada por nove abnegados irmãos, encabeçados por Achiles Armond Coutinho, Antônio Leôncio de Souza, Cesare Tofani, Delphino Bittencourt, Francisco Diógenes Baeta, Oséas de Carvalho, Vital João Gonçalves Leonardo, José Marques Caldeira, Racioppe. Inicialmente, reuniam-se em uma casa antiga nas redondezas da rua Coronel Albino, no bairro Fonte Grande. Já em agosto daquele mesmo ano, realizava-se a primeira iniciação/entrada de um membro.
Ao longo do tempo, participamos da vida cotidiana da comunidade Lafaietense, participando das ações sociais e culturais sempre com a discrição exigida da época, mas nunca deixando a vocação de Igualdade, Liberdade e Fraternidade. A Loja Maçônica Estrela de Queluz é uma das muitas lojas simbólicas que compõem a rica história da Maçonaria no Brasil, e movidos por essa energia, participamos diretamente na fundação das Lojas Maçônicas Estrela de Carandaí, Estrela de Ouro Branco, União das Estrelas, Estrela de Luz. Também somos fundadores do Capítulo de Demolay Fraternidade Queluziana, Bethel Anjos de Luz da Ordem Internacional das Filhas de Jó, e um dos nossos grandes orgulhos, a Fraternidade Feminina Estrela de Queluz, braço forte da nossa Loja no auxílio social.
Podemos então dizer que, após ter passado por duas guerras mundiais, um regime militar, a chegada do homem à Lua, 41 presidentes da República e duas pandemias mundiais,37 veneráveis hoje contamos em nosso quadro com 85 irmãos no quadro. Unidos ao poder irresistível de uma vontade inflexível, velamos pela igualdade entre todos os homens, incitando-os a elevar-se acima de todas as mesquinharias, conhecendo assim o verdadeiro valor das coisas. Graças a esses ideais, somos verdadeiros irmãos e estamos nesta data jubilosos pela força, beleza e pujança de nossa querida Loja, sem dúvida nenhuma, uma das maiores e mais respeitadas do Grande Oriente de Minas Gerais, não pelo seu tamanho físico, mas pela grandeza de suas atitudes, sempre presente nos fatos mais importantes da Maçonaria Brasileira, atenta e lutadora contra as injustiças, atenciosa com os mais necessitados e menos favorecidos, sempre alerta aos problemas, solicitando e buscando soluções com quem de direito.
Alessandro de Oliveira Vasconcelos