O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começaram a atuar de forma integrada. A nova parceria, iniciada esta semana, visa aprimorar o atendimento emergencial e proporcionar maior agilidade e eficiência nas ocorrências.
A Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU, que até então operava com dois socorristas, passará a contar com um terceiro integrante: um militar do Corpo de Bombeiros. Essa nova formação, conhecida como guarnição mista, foi desenvolvida para melhorar a resposta às emergências, combinando a expertise das duas instituições em prol da comunidade. As equipes passaram por um treinamento específico no Núcleo de Educação Permanente do Complexo Regulador Macro Centro Sul, em Barbacena.
No futuro, todas as solicitações de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) serão centralizadas pelos telefones de emergência 192 ou 193. A triagem e o despacho dos recursos serão realizados pelo Médico Regulador do SAMU, que determinará a unidade mais adequada para cada tipo de ocorrência. As opções incluem a Unidade de Suporte Avançado (USA), as Unidades de Suporte Básico (USB) ou a Unidade de Resgate (UR), conforme estipulado pela Portaria do Ministério da Saúde 2040/2002.