Após priorizar alguns grupos, Minas Gerais está ampliando a vacinação contra a gripe para pessoas com mais de seis meses de idade, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. No entanto, há autonomia dos municípios na definição de suas estratégias de vacinação considerando o estoque disponível.
Conselheiro Lafaiete, conta com 8 mil doses de vacina restantes contra a gripe disponíveis para a população, conforme informado por Ana Paula Meireles Gonçalves, referência técnica em imunização, em entrevista a jornalista Gina Costa. As aplicações estão sendo realizadas nas unidades de ESF, das 13h às 16h, e na unidade central de vacinação, das 8h às 17h.
O munícipio ainda não alcançou ainda a cobertura recomendada de 95% do público alvo, ficando bem abaixo deste índice. Até a última sexta-feira (03), apenas em 31,51% do público prioritário havia sido vacinado contra a gripe na cidade. Por causa desta baixa adesão existem as 8 mil doses que agora serão disponibilizadas para o público em geral.
Ana Paula destacou que não há contraindicação para receber a vacina contra a gripe para aqueles que tiveram COVID-19 ou dengue recentemente. No entanto, é recomendável que a vacina seja aplicada após o desaparecimento dos sintomas, visando evitar qualquer associação com um possível agravamento do quadro. “Quem teve dengue ou covid não precisa mais aguardar 30 dias. Pode vacinar, desde que não tenha mais sintomas”.