O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC), resgatou uma peça sacra, imagem de São Benedito, originária da Capela de Nossa Senhora da Soledade, no distrito de Lobo Leite, em Congonhas, que estava sendo anunciada em um site de leilões de Belo Horizonte. A peça havia sido furtada em 1996.
A denúncia da comunidade chegou ao Ministério Público, por meio do Sistema de Resgate de Bens Culturais Desaparecidos (Sondar), no dia 9 de abril. Foi instaurado procedimento para apurar a denúncia, no qual constatou-se que a peça seria leiloada pelo valor inicial de R$ 3.500. Diante disso, no dia 12 de abril, o MPMG e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) expediram Recomendação ao representante da empresa de antiguidades, solicitando a retirada da imagem do site, a entrega provisória da peça para realização de perícia técnica e a entrega de todos os documentos relativos a ela, o que foi integralmente acatado.
A peça será restituída ao seu local de origem, em Congonhas, provavelmente em maio. Pelo MPMG, assinaram o termo o coordenador da CPPC, Marcelo Maffra, e o promotor de Justiça em Congonhas Vinícius Alcântara Galvão.
