No dia 24 de abril, em reunião nas instalações do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAOSAÚDE), foi discutida a implementação do Hospital Escola da EMED-UFOP, em Conselheiro Lafaiete. O encontro foi liderado pelo Prof. Dr. Eduardo Braga, docente da EMED, com a participação do Prof. Dr. Iure Kalinine Ferraz de Souza o assessor da presidência da ALMG Pedro Rogedo e o jornalista Moises Mota, recentemente integrado ao grupo para atuar na articulação atendendo um convite da Escola de Medicina.
Durante o encontro foram apresentados ao Promotor Luciano Moreira de Oliveira, coordenador do CAOSaude, o projeto e seu estado atual de desenvolvimento, os benefícios dessa implementação e o impacto positivo em mais de 52 cidades atingindo mais de 800 mil pessoas
O governo de Minas Gerais já manifestou interesse na entrega do hospital regional para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, com a administração federal gerida pela Universidade Federal de Ouro Preto, o qual irá abranger quase 1 milhão de atendimentos por ano, em diversos níveis de complexidade, contribuindo significativamente para a saúde da macrorregião.
Como guardião do interesse público, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se comprometeu a acompanhar de perto todas as tratativas nas esferas estaduais e federais, visando garantir o melhor caminho para a saúde do povo mineiro e o sucesso do projeto.
Fonte: UFOP