Uma criança de apenas 10 anos de idade morreu engasgada na cidade de Barbacena. Cauã Henrique de Abreu Lélio Nunes engasgou com uma bolinha de borracha no primeiro dia de 2024.
De acordo com reportagem do portal Barbacena on line, a criança chegou a ser levada para Belo Horizonte, onde foi constatada a sua morte cerebral. A família de Cauã decidiu nesta quarta-feira dia 3, doar seus órgãos e as providências estão sendo encaminhadas, portanto, não há ainda definição de velório e sepultamento.
Cauã Henrique de Abreu Lélio Nunes estudava na Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, estava no 4º ano do Ensino Fundamental e queria ser militar. Em nota, a direção da escola manifestou pesar pela morte da criança.
Alerta
Casos por engasgo geralmente ocorrem quando a criança leva à boca ou ao nariz qualquer objeto que restrinja a passagem de ar. O maior risco está na possibilidade do objeto ser aspirado para o pulmão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho é observada principalmente nas crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 3 anos. Mais de 50% das aspirações ocorrem em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos 7 anos de idade.
Mas quando a aspiração do objeto é total, a criança não consegue esboçar qualquer som, além de apresentar outros sinais, como falta de ar e lábios arroxeados. Nesses casos, deve-se proceder da seguinte maneira:
- Maiores de um ano: manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.
- Menores de um ano: 5 batidas com a mão na região das costas, a criança com a cabeça virada para baixo, seguida de 5 compressões na frente até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente. (Fonte: Ministério da saúde).