Através do Programa Fazer Juntos, que teve a etapa de 2023 concluída neste mês, a cooperativa de crédito, Sicredi Integração RS/MG, coloca em prática uma dessas iniciativas que ajudam a transformar realidades nos municípios onde atua. Com 93% de incremento em relação ao ano passado, o Programa destinou R$ 289,5 mil para 209 entidades na área de atuação de Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. O recurso é proveniente dos investimentos realizados pelos associados ao longo do ano, sendo que a cooperativa repassa um percentual, sem ônus para o associado aplicador, para entidades indicadas no momento da transação.
Entre os beneficiados há entidades dos municípios da região:
Conselheiro Lafaiete: Centro Cultural Casa do Teatro, Hospital São Camilo e Lar do Menor Amparado, Meridional Esporte Clube e Projeto Roda Moinho.
Ouro Branco: APAE de Ouro Branco, Comunidade Paroquial Dom Orione de Santo Antônio de Ouro Branco, Comunidade Terapêutica do Bom Pastor – Fundação Marianense de Educação Instituto Miguel Fernandes Torres.
Congonhas: Associação Arca da Vida Construindo Cidadãos, Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Associação de Corredores, Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Congonhas e Região, Basílica do Senhor Bom Jesus, Liga Congonhense de Desportos e Rotary Clube.
Entre Rios de Minas: Hospital Cassiano Campolina.
Jeceaba: Associação Hospitalar de Jeceaba.