Dentro das atividades em comemoração aos 70 anos de Emancipação Política de Ouro Branco, a Gerdau entregou ao município no dia 12 de dezembro o Monumento Versilindro. Os arquitetos responsáveis pela obra são João Diniz e Bel Diniz.
A obra Versilindro é uma instalação híbrida que une arquitetura, escultura e poesia, criando uma espécie de livro público a céu aberto.
O edital “Arte em Aço Gerdau” foi lançado em 2021, com o objetivo de reconhecer e incentivar a cultura mineira e convocar artistas para criarem arte usando o aço. A ideia de presentear as cidades com as esculturas tem o intuito de ampliar o contato da população com a história de Minas Gerais por meio da arte.

Em setembro, Conselheiro Lafaiete também ganhou o monumento “Da terra brotam coisas”, criação dos artistas plásticos Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa.
A obra foi instalada no alto do rotor da Avenida Telésforo Resende, na Praça Chiquito Furtado, e viabilizada com recursos do programa “Arte em Aço Gerdau”, que prevê a inauguração de outras esculturas no estado, marcando os 120 anos da empresa.