A Câmara Municipal de Entre Rios de Minas convocou o vice-prefeito Paulino Pena de Oliveira (Paulino Dentista) para ocupar o cargo de prefeito do Município. A sessão solene de posse ocorrerá na presença dos vereadores amanhã, quarta-feira, 06 de dezembro. O novo prefeito é filiado ao Solidariedade, e foi eleito na chapa vitoriosa no pleito de 2020.
A posse de Paulino ocorre após a perda de mandato do então prefeito José Walter Resende Aguiar (PSB), cassado na sexta feira, 1º de dezembro por 6 votos a dois. José Walter vai recorrer da decisão.
A Câmara Municipal deu início ao processo de cassação do Prefeito após denúncia assinada por quatro cidadãos, no mês de setembro de 2023, que apresentaram indícios de infrações político-administrativas que teriam sido cometidas pelo Chefe do Executivo na autorização e pagamento de cirurgias requeridas à Secretaria Municipal de Saúde nos anos de 2021 e 2022. A denúncia se baseou em todo o trabalho de apuração realizado pelo Legislativo Municipal em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Além de prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter Resende Aguiar, era até a última sexta-feira, também o presidente do Consórcio para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba. Com seu afastamento, Cláudio Antônio de Souza (Dr.Claudio Dinho), prefeito de Congonhas, assume a presidência do Codap.