Após suspensão, por força de decisão judicial, de uma manifestação programada para ocorrer próximo ao pedágio da BR 040 em Itabirito, políticos, comunidade e imprensa se reuniram na manhã desta terça-feira (14) na Prefeitura de Itabirito. “Devido ao mandado de segurança concedido a Via 040, mudamos nossa mobilização para a prefeitura de Itabirito. Com a presença de muitos prefeitos, representantes da AMALPA, AMIG e CODAP pudemos colocar as demandas de cada município e explicar nossa proposta de uso das estradas vicinais para diminuir o fluxo de carretas na BR 040 e BR 356”, disse prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira.
O objetivo do encontro foi reforçar o movimento que reivindica ações urgentes das autoridades federais para mais segurança, visando o fim dos acidentes na BR 040 e BR 356 e também a criação da Rodovia do Minério.
A ação reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de municípios de toda região e filiados à Associação dos Municípios da Região do Alto Paraopeba (AMALPA) e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG).
Ficou acordado que no dia 29 de novembro haverá uma reunião dos prefeitos e autoridades com o Ministério Público Estadual, por meio do Procurador-Geral Jarbas.
Participaram da reunião prefeitos das cidades: Itabirito; Ouro Branco; Congonhas; Ouro Preto; Belo Vale; Cristiano Otoni; Piedade das Gerais; Moeda e Queluzito. O prefeito de Lafaiete, Mário Marcus foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Rolff Ferraz. Também compareceram o vice-prefeito de Nova Lima e vereadores de Itabirito, imprensa e comunidade.
Leia também: Liminar cancela manifestação de prefeitos na BR 040