Prefeitos, especialmente os dos municípios afetados diretamente pela BR-040, no trecho entre Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte, estão sendo convidados para um encontro às 9h da manhã do próximo dia 14 de novembro, terça-feira, na praça de pedágio da BR-O40, altura do município de Itabirito.
O encontro/manifestação será sobre o número abusivo de caminhões de minério que transitam pela rodovia e o altíssimo número de acidentes nos últimos dias. Foram cinco mortes entre segunda-feira (6) e quinta-feira (9).
“A AMIG – Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – criou um grupo de prefeitos para tratar exclusivamente do assunto e esse encontro é crucial para o avanço das conquistas alcançadas e as próximas ações a serem tomadas, diz Angelo Oswaldo, presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e prefeito de Ouro Preto.
Lafaiete
Vereadores como Erivelton Jayme e Fernando Bandeira confirmaram ao Fato Real que estarão presentes. Bandeira foi autor de requerimento para a audiência pública realizada no dia 25 de outubro na Câmara de Lafaiete, para tratar da questão, com participação de políticos, lideranças comunitárias, órgãos públicos e sociedade.
“A partir desta audiência em Lafaiete… e hoje todos nós estamos extremamente desconfortáveis e observando a quantidade de mortes de pessoas queridas, de parentes, de amigos na 040. É inadmissível ter uma rodovia nestas condições. Portanto nós estamos convocando todos os prefeitos da região da 040 para juntos fazer um abraço na 040, para sem sensibilizar o governo federal deste problema seríssimo, desta carnificina que tá acontecendo. Há mais de oito anos nós estamos pagando pedágio e não tivemos a duplicação neste trecho”, diz Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.