Domingo dia 05 de novembro é o Dia da Cultura e em Conselheiro Lafaiete terá início a programação do “Novembro Negro”. Uma das mais tradicionais irmandades do Rosário de Belo Horizonte, a Irmandade Os Carolinos, chega a Conselheiro Lafaiete com cortejo da guarda, a exposição “Reinado de Chico Calu” e oficina de fotografia. A circulação da exposição Reinado de Chico Calu pelas cidades do interior de Minas Gerais conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Há mais de 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantêm a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade. A exposição Reinado de Chico Calu – repertórios sagrados da Irmandade Os Carolinos foi montada em 2017, em comemoração ao centenário da Irmandade.

Em agosto de 2022, a Irmandade foi certificada como Comunidade Quilombola pela Fundação Palmares. Os Carolinos é o quinto quilombo certificado de Belo Horizonte.
A exposição Reinado de Chico Calu: repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos reúne fotos, vídeos, uma revista, fardas, altares, santos de devoção, mastros, andores, cruzeiros e outros objetos.
A exposição estará também em Congonhas, 23 e 29 de outubro, na Estação Ferroviária de Congonhas; e em Mariana, de 9/12 a 31/1, na Câmara Municipal de Mariana.
Programação
- Entre os dias 5 de novembro e 3 de dezembro, Lafaiete recebe a Irmandade Os Carolinos.
- Abrindo as atividades, no próximo domingo às 14h haverá cortejo da guarda, com participação de Maurício Tizumba.
- Entre os dias 6 de novembro e 3 de dezembro de terça feira a domingo, das 9h às 17h, a exposição Reinado de Chico Calu ocupa o Solar Barão de Suaçuí.
- No dia 25/11, sábado, das 13h às 17h, a cidade é convidada para participar da oficina de fotografia com Patrick Arley.
Todas as atividades são gratuitas.