Dezenas de pessoas, entre proprietários de açougues e funcionários do setor, participaram nesta terça-feira (26), da capacitação “Boas Práticas de Manuseio dos Produtos de Origem Animal. O evento foi realizado em Conselheiro Lafaiete pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), Ministério Público e Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.
A abertura do evento foi feita pelo promotor de Justiça Dr. Glauco Peregrino. Segundo o promotor, o comércio varejista de carne é muito difundido, por isso é necessário garantir a segurança desde o abate do animal até a entrega para o consumidor. “Todo esse processo precisa ser muito bem feito para que esse produto seja entregue para o consumidor com qualidade e segurança”.
Representado o refeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, a secretária de Governo, Simone do Carmo, falou durante a abertura, sobre a importância do trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela Vigilância Sanitária. A diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Tatiane Rezende Tavares Lana, também fez suas considerações na abertura da capacitação.

O evento contou com palestras voltadas para o tema com os palestrantes Kelen Aparecida Fidélis da Costa (fiscal sanitária e nutricionista), Paulo Henrique Hermógenes Baeta ( fiscal sanitário).
Representando o CODAP, participaram as veterinárias Eduarda Nunes Campos e Moema Tavares Silva, e o diretor de Relações Institucionais, Dimas Marioza, que versou sobre a importância dessa parceria entre Ministério Público e Prefeitura Municipal. Em sua apresentação, Dimas falou sobre o SIM-Codap, Serviço de Inspeção Municipal que trata justamente dos produtos de origem animal.
Para os participantes, o evento foi muito esclarecedor e pertinente, uma vez que o anseio de todos é cada vez mais, prestar serviços de qualidade ao consumidor.
