A partir desta segunda-feira (7/8), aposentados e afastados preliminarmente do Poder Executivo de Minas Gerais deverão realizar o Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG). Esse processo é essencial para a manutenção do planejamento previdenciário atualização dos dados cadastrais junto ao Ministério da Previdência Social. O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), promove, pela primeira vez, o Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A expectativa é a de que cerca de 40 mil pensionistas, 244 mil aposentados e 140 mil servidores ativos participem do Censo Cadastral Previdenciário.
O Censo é obrigatório e deve ser realizado on-line, por meio do link disponível no site do Instituto, Coprev ou ainda no Portal do Servidor de acordo com o perfil e data de aniversário do servidor e do pensionista.
Na plataforma, o aposentado terá até 23/10/2023 para validar seus dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, estado civil, condição de saúde) cadastrar o endereço, informar número de celular e e-mail, ainda, incluir os dados dos dependentes previdenciários.
Cronograma de realização
- Aniversariantes de janeiro a março – período de realização do Censo: 7/8 a 4/9
- Aniversariantes de abril a junho – período de realização do Censo: 18/8 a 14/9
- Aniversariantes de julho a setembro – período de realização do Censo: 8/9 a 5/10
- Aniversariantes de outubro a dezembro – período de realização do Censo: 26/9 a 23/10.
Fonte: Agência Minas
