Tradutora/Intérprete de Libras e militante na defesa dos direitos dos surdos de Conselheiro Lafaiete, Luana Dias sabe o papel importante que desempenha de mãos dadas com a comunidade.
Luana está participando do Concurso Intérprete de Libras Musical, representando Conselheiro Lafaiete. A competição está na etapa do voto popular. A fase presencial ocorrerá na ASMG – Associação dos Surdos de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Uziel Ferreira é o produtor.
“O que mais me incentivou foi a potência que a visibilidade desse concurso me deu para ao lado da comunidade surda e junto a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. E iniciar discussões sobre a necessidade de garantir direitos essenciais para quem tem sido negligenciado até hoje, a essa minoria linguística no nosso município” declara Luana. Ela ressalta que mais importante que a premiação é a visibilidade que esse concurso proporciona para a língua de sinais.
Para votar
A votação vai até o dia 07 de agosto. Somente likes no Youtube serão contabilizados. No concurso Luana Dias interpreta a canção “Aquarela“ (Toquinho). Para votar na interpretação da lafaietense, basta acessar o canal do concurso no Youtube ou clicar aqui e dar um like.
Projeto
Tramita na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete o projeto de lei Clarissa Fernandes de autoria do vereador professor Oswaldo Barbosa (PV), que visa garantir o direito linguístico do surdo nas esferas da saúde, educação, assistência social, cultura, lazer e esportes. “A aprovação dessa lei nos dará mais força na luta pela garantia de direitos humanos essências a essa minoria linguística” avalia Luana.
Clarissa era surda desde os 5 anos de idade e ativista do movimento bilíngue de educação para surdos de Minas Gerais. Faleceu aos 39 anos em um acidente na BR-356, em Itabirito.
Para Luana, a aprovação dessa lei dará mais força na luta pela garantia de direitos humanos essenciais aos surdos.